exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Nokia poderá voltar a comercializar telemóveis

Com a compra por parte da Microsoft, tudo indicava que a Nokia teria mesmo terminado a sua participação no mercado. No entanto, há indícios de que o fabricante finlandês possa voltar a ter um smartphone próprio em 2016.

  • 333

O responsável financeiro da Nokia, Timo Ihamuotila, falou do peso da marca no segmento dos telemóveis. As palavras do CFO da Nokia foram proferidas durante a apresentação dos resultados financeiros da empresa e surgem na sequência das notícias de que a Microsoft está pronta a eliminar as referências à Nokia nos nomes dos novos smartphones, como é o caso do Lumia 830.

O lançamento dos HERE Maps em versão beta para Android e a possibilidade de se estar a preparar uma interface de utilização em cima do sistema operativo móvel da Google parecem indiciar que a Nokia tem interesse em voltar ao mercado, noticia a Forbes.

Ao abrigo da compra por parte da Microsoft, ficou estabelecido que a Nokia só iria produzir equipamentos para Redmond em exclusivo durante 18 meses. Em troca, a Microsoft pode usar o nome Nokia durante dez anos após a compra. Muitos dos departamentos de propriedade intelectual da Nokia já passaram para o lado da Microsoft, mas os executivos finlandeses fazem questão de recordar que podem voltar ao mercado a qualquer momento, depois dos tais 18 meses.

A proliferação da fabricantes chineses pode ajudar a Nokia com a produção dos equipamentos, enquanto a marca da Finlândia teria de se preocupar em criar uma interface baseada em Android ou em reavivar o projeto Jolla, fruto de ex-funcionários da companhia.

 

  • 333