exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Qualcomm leva 4G para os automóveis

As redes 4G vão chegar em breve aos automóveis. Seguros que variam consoante  o tipo de condução e alertas de avaria para oficinas são algumas das funcionalidades previstas para um futuro próximo.

  • 333

A Qualcomm, uma das maiores fabricantes chips, acaba de dar a conhecer os modems Snapdragon  X12 e X5. Os novos dispositivos foram desenhados para garantir o acesso às redes móveis de quarta geração (4G) a partir de automóveis, refere a Reuters

A aposta da Qualcomm pretende seguir as tendências que prometem fazer dos automóveis a próxima “big thing” das redes móveis.

Os novos modems estão aptos a suportar funcionalidades de entretenimento e multimédia, bem como serviços úteis relacionados com o tráfego e a segurança. Na Qualcomm há expectativa de que os modems, que foram desenhados para serem integrados nos automóveis, deem aos viajantes e condutores algumas das funcionalidades que hoje são populares nos telemóveis. 

Com  aumento da largura de banda (100 Mbps em movimento), é a própria indústria automóvel que passa a lidar com novas modalidades de negócio. Serviços de telemetria que avisam oficinas e condutores para a necessidade de procederem a reparações ou prémios de seguros para condutores que respeitam as regras do trânsito são algumas das opções apontadas como fazendo parte das rotinas dos carros conectados.

  • 333