exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Xiaomi vem para a Europa ainda este ano

A Xiaomi vai abrir uma loja online no mercado europeu. A nova loja vai vender apenas acessórios. Os telemóveis terão ainda de esperar.

  • 333

Ainda durante este ano, a Xiaomi vai abrir uma loja on-line para o mercado europeu. Mas não vale a pena procurar telemóveis nesta loja. O novo endereço venderá apenas acessórios relacionados com o segmento móvel.

No Mobile World Congress (MXC) a marca chinesa confirmou que a estratégia de expansão está dependente de fatores que não são comerciais. No passado recente, Lei Jun, líder da marca chinesa, admitiu que a venda de telemóveis para os EUA e para os diferentes países europeus estava dependente de questões relacionadas com a disputa de patentes. 

De acordo com o The Guardian, há uma grande probabilidade de a Xiaomi vir a ser acusada de violação de patentes, caso comece a vender telemóveis nos mercados ocidentais. 

A fabricante de telemóveis, que chegou ao top 3 mundial vendendo apenas telemóveis na China, já se deparou com o mesmo tipo de oposição na Índia, tendo sido alvo de processos relacionados com a propriedade intelectual. Esta “má experiência” terá levado a marca chinesa a optar por iniciar a expansão para a Europa com uma loja que apenas permite vender fones, carregadores ou dispositivos que monitorizam sinais vitais e forma física.

A marca chinesa não referiu qualquer data para uma possível venda de telemóveis na Europa.

  • 333