exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Carros autónomos obrigam a mais horas de trabalho

A consultora McKinsey publicou um relatório onde conclui que a proliferação de carros autónomos vai fazer com a Humanidade trabalhe milhões de horas a mais. 

  • 333

Antes de mais, a McKinsey começa por explicar que os carros autónomos só poderão ser considerados verdadeiramente adotados em 2040, altura em que se prevê que sejam mais comuns. A Google quer entrar no segmento já em 2020 e já existem alguns protótipos a serem usados em algumas empresas.

A consultora concluiu que em 2040, o uso de carros autónomos já vai ser generalizado e aí a Humanidade irá poupar tempo com as deslocações. Estima-se que mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo conduzam ou se desloquem para o trabalho. Com os carros autónomos, cada pessoa irá poupar cerca de 50 minutos por dia nas deslocações, noticia o The Register. Esse tempo poderá ser usado em trabalho, ou no Facebook ou a fazer compras, gerando mais 5,5 mil milhões de dólares por dia para os acionistas.

As melhorias trazidas ao nível de estacionamento vão permitir reduzir o tamanho dos parques atuais e a proliferação de táxis automáticos vai permitir uma redução no numero de viaturas em circulação. Ao mesmo tempo, a consultora estima que se assista a uma descida no número de acidentes, no número de feridos resultantes desses acidentes e ainda uma poupança de 212 mil milhões de dólares relacionados com os seguros e sinistros automóveis.

Por fim, a consultora estima quebras no ramo das oficinas e no número de condutores de táxis e de autocarros, que serão dispensados quando os carros começarem a andar sozinhos. 

  • 333