exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

CIA faz remodelação e foca-se na cibersegurança

John Brennan, diretor da CIA, escreveu uma carta que veio agora a público a anunciar que a organização está em restruturação e vai apostar forte na área digital.

  • 333

O objetivo da CIA é adaptar-se à revolução digital que está em curso e que obriga a segurança nacional a lidar com temas cada vez mais complexos.

De acordo com a ZDNet, serão criadas 10 novas unidades para potenciar a utilização eficiente de tecnologia em missões, entre as quais está o ‘Diretório da Inovação Digital’, que será a principal responsável por usar ferramentas e métodos digitais para recolher informações.

Cada uma destas unidades, intituladas “centros de missão”, será responsável por antecipar ameaças e focar-se-á numa tarefa específica (por exemplo, vigilância ou armamento) e numa geografia única. Os agentes destas unidades serão provenientes de diferentes áreas e são incentivados a colaborar entre eles para evitar que informações críticas relativas a missões fiquem retidas por motivos burocráticos.

Atualmente, a CIA conta apenas com dois centros deste género, que estão focados nas áreas de contraterrorismo e contrainformação.

Para além disso, a agência também está a criar um novo centro de excelência de desenvolvimento de talento, que pretende melhorar a vertente de recrutamento e treino.