exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

CIA ajudou a criar aviões que espiam comunicações móveis

As autoridades dos EUA podem estar a usar aviões que sobrevoam cidades para espiar as comunicações móveis e os aparelhos terão sido construídos com ajuda da CIA.

  • 333

O objetivo destas ações de espionagem é conseguir localizar fugitivos com bastante precisão. Os aviões espiões são usados como se fossem torres de telecomunicações e oferecem a vantagem de serem móveis. Estes aviões sobrevoam zonas urbanas e são úteis para identificar a localização exata de fugitivos à justiça. O método estará a ser usado pelos US Marshals em território norte-americano e também por autoridades militares para a localização de alvos no estrangeiro, avança o Wall Street Journal.

A revelação deste programa de espionagem reacende a polémica de, nos EUA, as autoridades poderem estar a espiar cidadãos sem motivo aparente e sem a supervisão dos tribunais. Esta ferramenta terá sido desenhada para ajudar os espiões em território inimigo, na Guerra ao Terrorismo, mas rapidamente foi adaptada para ser usada no território doméstico.

As instituições de defesa da privacidade já vieram a público condenar estas práticas e Andrew Crocker, da EFF, explica que há muitas questões relacionadas com a privacidade que têm de ser esclarecidas.

  • 333