exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Wikipedia processa NSA e departamento de Justiça dos EUA

A entidade responsável pela Wikipedia anunciou que vai agir judicialmente contra a Agência de Segurança Nacional e o Departamento de Justiça dos EUA por causa do programa de vigilância em massa.

  • 333
O cabo dos trabalhos deixou a Wikipedia fora de jogo ontem à tarde

O cabo dos trabalhos deixou a Wikipedia fora de jogo ontem à tarde

A Wikimedia considera que as autoridades dos EUA violam a primeira emenda da Constituição americana, que protege a liberdade de expressão e de associação, e a quarta emenda, que protege os cidadãos de busca e apreensão sem motivos plausíveis, noticia a Info Brasil.

A decisão do processo judicial surge na sequência das revelações de Edward Snowden que detalham o programa Upstream, que permitia a captura de qualquer comunicação de americanos com cidadãos não americanos.

A diretora executiva da fundação Wikimedia, Lila Tretikov, considera que a NSA ameaça a lberdade intelectual e que as práticas da agência excedem a autoridade da lei. A defesa do processo fica a cargo da União Americana pelas Liberdades Civis, que vai representar a Wikimedia, a Human Rights Watch, a Amnistia Internacional e outras entidades.

  • 333