exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Huawei liderou registo de patentes em 2014

Entre as três empresas que mais patentearam em 2014, figuram duas empresas chinesas. Na China, o número de pedidos de patente duplicou.

  • 333

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual acaba de revelar o ranking das empresas que mais patentes registaram no ano passado. Nos três primeiros lugares, é possível encontrar duas marcas chinesas: a Huawei, que garantiu o primeiro lugar, e a ZTE, que esteve no primeiro lugar em 2012, mas que no ano passado ficou em terceiro lugar. 

O top 3 da propriedade intelectual fica completo com a Qualcomm, que garantiu o segundo lugar no registo de patentes a nível mundial. 

Apesar do top 3 contar com duas marcas chinesas, a liderança da propriedade intelectual por países continua a pertencer aos EUA, revela a Reuters. Contudo, há uma tendência começa a ganhar forma: em 2014, o número de patentes solicitadas por empresas e entidades chinesas duplicou face a 2013. 

Na origem desta corrida às patentes, poderá estar igualmente o esforço do governo chinês em torno da propriedade intelectual e da inovação – o que reflete um corte com um passado recente que havia sido dominado pela mão-de-obra barata e pela falta de fiscalização no que toca a imitações e contrafações.

A Huawei é exemplar no que toca à nova geração de empresas chinesas: 10% do orçamento da companhia é aplicado em investigação e desenvolvimento; até 2018, a empresa deverá investir 600 milhões de dólares em soluções para as redes de telemóveis de  quinta geração.

Igualmente elucidativo das mais recentes tendências é o facto de as três empresas que mais patentes registam na atualidade terem o setor das telecomunicações como o principal campo de atuação.