exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Snowden avisa: profissionais das TI estão a ser espiados

O ex-analista da NSA explicou que os espiões estão a vigiar profissionais do IT que têm acesso privilegiado a infraestruturas e a informações. 

  • 333

O aviso de Snowden foi feito numa entrevista em vídeo durante a CeBIT, em Hannover. «Não estão à procura de terroristas, não estão à procura dos “maus”, estão a espiar pessoas com acesso às infraestruturas», disse Snowden. «As pessoas que estão nesta sala são os alvos, não porque são terroristas ou suspeitos, mas porque têm acesso a dados privados dos utilizadores. Estes dados são o que os espiões pretendem. É importante que nos juntemos e que evitemos que isso aconteça», referiuo ex-analista, dirigindo-se a uma audiência de especialistas e citado pela ZDNet.

Edward Snowden, atualmente exilado, diz que a melhor forma de se proteger a privacidade de cada um é através da tecnologia, com encriptação end-to-end. «Temos de proteger as comunicações enquanto estão em trânsito, temos de melhorar as seguranças dos endpoints e tornar tudo isto transparente para os utilizadores», sentenciou o ex-analista. 

  • 333