exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Tesla autónomos na zona cinzenta da lei?

A empresa de Elon Musk avançou que pretende tornar o Model S autónomo em determinados percursos, mas a legislação parece proibir este tipo de viaturas.

  • 333

A Tesla anunciou na quinta-feira que iria lançar uma atualização de software para adicionar a funcionalidade de condução autónoma aos Model S, pelo menos em alguns troços de estradas. Basicamente, os carros vão passar a ter um modo de piloto automático que permite ao carro andar sozinho, sem que o condutor tenha de ter qualquer intervenção. Estes Model S vão também poder ser convocados através do smartphone e vão conseguir estacionar-se sozinhos na garagem, explica o Gizmodo. A fabricante automóvel de Elon Musk quer que os carros completamente autónomos se tornem uma realidade nos próximos tempos.

No entanto, esta pretensão pode esbarrar na legislação em vigor nos EUA. Alguns estados já permitem a circulação de carros autónomos, mas apenas as versões de testes. O analista do Kelley Blue Book Karl Brauer explica que «não é claro» se estes carros podem circular nas estradas. A legislação aprovada prevê que os carros autónomos circulem nas estradas, embora estas leis tenham sido aprovadas para os carros de testes e não para as versões finais destinadas aos consumidores.

A Tesla, por seu lado, defende que não há nada no sistema de autopiloto que entre em conflito com as regulamentações atuais. É possível que os carros autónomos para o público estejam na zona cinzenta da lei, como é o caso da mineração de asteroides que a SpaceX, outra empresa de Musk, pretende explorar.