exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Nos aposta no segundo ecrã

A Nos lançou uma nova app para tablets que, segundo este operador, «vai revolucionar a experiência TV».

  • 333

Ver informação relacionada com o que está a passar na TV, fazer pesquisas por temas ou por conteúdos relacionados, programar o que vamos ver quando chegarmos a casa… Estas são apenas algumas das funcionalidades que estão disponíveis na nova app Nos Iris, que chegou hoje às lojas App Store e Google Play – a versão para Windows está prometida para mais tarde.

Na apresentação à imprensa, a Nos destacou a possibilidade de o utilizador explorar todo o conteúdo disponível na plataforma Nos no tablet (gravações automáticas e manuais, programação dos últimos sete dias, programação dos próximos sete dias e videoclube) e facilmente “enviar” o conteúdo escolhido para a TV. O percurso contrário também é válido: o utilizador pode, a qualquer momento, aceder no tablet a informação contextual e relacionada com o conteúdo que está a ser apresentado pela box.

Além da informação relacionada com o conteúdo, como entradas na Wikipedia e classificação IMDb, é ainda possível fazer pesquisas de acordo com um grande número de parâmetros. Uma das opções é usar os tags (palavras-chave) associados aos conteúdos. Por exemplo, podemos listar rapidamente conteúdos de acordo com temas ou com o realizador do programa.

Para Pedro Bandeira, diretor de desenvolvimento da Nos, «foi necessário crescer para fora da caixa porque a densidade de opções e de informação apresentada na app não seria utilizável num televisor». Questionado pela Exame Informática, o responsável garantiu que a escolha do tablet como ferramenta de controlo e gestão não se deveu a limitações da plataforma Iris, mas sim a uma opção da Nos para garantir a melhor experiência de utilização possível.

Pedro Bandeira indicou ainda que cerca de metade dos clientes Iris já usavam com frequência a app Iris Online e que a reação dos utilizadores piloto foi extremamente positiva: «dizem-nos que depois de começarem a utilizar a app, nunca mais conseguiram largá-la».

A app Nos Iris é compatível com tablets com ecrã de 7” ou superior e não tem limite de utilizadores por instalação, o que significa que vários espetadores podem usar simultaneamente a app na mesma casa. 

  • 333