exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Beatriz Rocha: portuguesa de 15 anos ganha concurso de fotografia da Sony

Uma jovem de Évora acaba de ganhar uma das categorias de um concurso mundial de fotografia organizado pela Sony. A foto mostra intérpretes do cante alentejano no Teatro Garcia de Resende.

  • 333
Concurso Juventude, prémio Cultura: Beatriz Mota da Rocha - Cante Alentejano

Concurso Juventude, prémio Cultura: Beatriz Mota da Rocha - Cante Alentejano

Beatriz Rocha

Conhece o trabalho de Beatriz Mota da Rocha? Nos Sony World Photography Awards já há quem conheça as fotos da jovem portuguesa de 15 anos – ou não fosse Beatriz a vencedora da categoria de Cultura do concurso Juventude da edição de 2015 da prestigiada competição organizada pela marca japonesa.

No comunicado da Sony, Beatriz Mota da Rocha descreve a foto que o júri composto por especialistas da Organização Mundial de Fotografia decidiu premiar: «Esta fotografia foi captada em 2014, no Teatro Garcia de Resende (teatro de estilo italiano), em Évora. Faz parte de uma série de fotografias do grupo de Cante Alentejano de Évora. Esta sessão fotográfica foi realizada especificamente porque o Cante Alentejano foi eleito pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. “Cante Alentejano” e Évora, dois aspetos de uma memória em comum, riquezas de uma herança mundial imaterial e material numa única imagem».

Depois de receber o prémio na categoria de Cultura, Beatriz Mota da da Rocha vai agora disputar com os vencedores de outras duas categorias da competição para jovens com menos de 19 anos de idade o título Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude. O vencedor do concurso de Juventude deverá ser anunciado a 23 de abril, refere a Sony.

Independentemente do desfecho do prémio que ainda irá ser anunciado hoje, Beatriz Rocha já garantiu uma câmara, um kit de lentes e um telemóvel da Sony, bem como a participação numa exposição em Londres e a publicação no livro dos Sony World Photography Awards de 2015.

Beatriz Mota da Rocha é uma estudante de Évora. A foto “Cante Alentejano” foi selecionada a partir de um total de 6600 inscrições. Além da jovem alentejana, o concurso da Sony contou ainda com mais um português: Eduardo Leal candidatou-se com a fotografia Plastic Trees, captada na Bolívia, referiu o Público em fevereiro.