exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Governo americano vai impor sanções económicas a autores de ciberataques

A Casa Branca declarou o cibercrime uma “emergência nacional” e vai passar a aplicar sanções económicas aos hackers.

  • 333

O governo norte-americano anunciou hoje um conjunto de medidas que servirão para combater os cibercriminosos. Assim, a Casa Branca autorizou um conjunto de sanções contra indivíduos, grupos ou empresas que pratiquem cibercrimes e beneficiem do roubo de segredos que estejam online e que deem origem a ameaças para a segurança nacional e saúde económica dos Estados Unidos. Na prática, as autoridades vão, por exemplo, poder congelar bens, adianta o ZDNet.

Numa nota assinada por Barack Obama, pode ler-se que o governo norte-americano qualifica o crescente aumento em quantidade e complexidade de atividades maliciosas no ciberespaço como uma “ameaça extraordinária” à segurança nacional, política externa e economia dos Estados Unidos.

O Presidente americano referiu que os ataques digitais têm tido as empresas como alvo numa tentativa de roubar segredos comerciais, realçando igualmente que os hackers chineses e russos estão concentrados na área da Defesa, enquanto os iranianos têm vindo a focar-se no setor da banca.

  • 333