exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Transmissões de TV em 4K com estreia prevista para o final de 2015

Uma empresa britânica acaba de dar a conhecer uma tecnologia que compressão que permite transmitir vídeos 4K com larguras de banda de 7 Mbps.

  • 333

No final do 2015, poderão ter início as primeiras transmissões TV em resoluções 4K (ou ultra alta definição, ou Ultra HD) deverão estrear nos EUA e no Reino Unido. A V-Nova, um empresa britânica acaba de dar a conhecer um novo formato de compressão que permite transmitir vídeos necessitando apenas metade da largura de banda exigida atualmente para as transmissões 4K. 

A tecnologia de compressão já começou a ser apresentada junto de operadores e canais de TV e prevê-se que, no final do ano de 2015, os primeiros canais de 4K estreiem no mercado britânico e americano.

De acordo com a V-Nova , as transmissões de 4K do Netflix, que exigem uma largura de banda constante de 25 Mbps poderão ser feitas com a nova tecnologia de compressão com larguras de banda que oscilam entre os 7 Mbps e os 8 Mbps. 

A tecnologia de compressão, que foi batizada de Perseus, também poderá ser usada para transmissões para telemóveis. A estreia comercial está prevista para o verão – e tudo leva a crer que os primeiros clientes da V-Nova deverão iniciar transmissões de 4K antes do final do ano. 

O entusiasmo não chega para eliminar os obstáculos que a ultra alta definição terá de superar antes de se “universalizar”: «Ainda há fatores limitativos da adoção do 4K, nomeadamente no que toca à capacidade de resposta das redes à procura dos consumidores, à existência de terminais compatíveis com esta resolução, e a disponibilidade de conteúdos filmados em 4K. A Ultra HD vai manter-se um nicho, apesar desta tecnologia ser um importante contributo», prevê Ian Maude, consultora da Enders Analysis, quando questionada pela BBC.