Transmissões de TV em 4K com estreia prevista para o final de 2015
Uma empresa britânica acaba de dar a conhecer uma tecnologia que compressão que permite transmitir vídeos 4K com larguras de banda de 7 Mbps.
No final do 2015, poderão ter início as primeiras transmissões TV em resoluções 4K (ou ultra alta definição, ou Ultra HD) deverão estrear nos EUA e no Reino Unido. A V-Nova, um empresa britânica acaba de dar a conhecer um novo formato de compressão que permite transmitir vídeos necessitando apenas metade da largura de banda exigida atualmente para as transmissões 4K.
A tecnologia de compressão já começou a ser apresentada junto de operadores e canais de TV e prevê-se que, no final do ano de 2015, os primeiros canais de 4K estreiem no mercado britânico e americano.
De acordo com a V-Nova , as transmissões de 4K do Netflix, que exigem uma largura de banda constante de 25 Mbps poderão ser feitas com a nova tecnologia de compressão com larguras de banda que oscilam entre os 7 Mbps e os 8 Mbps.
A tecnologia de compressão, que foi batizada de Perseus, também poderá ser usada para transmissões para telemóveis. A estreia comercial está prevista para o verão – e tudo leva a crer que os primeiros clientes da V-Nova deverão iniciar transmissões de 4K antes do final do ano.
O entusiasmo não chega para eliminar os obstáculos que a ultra alta definição terá de superar antes de se “universalizar”: «Ainda há fatores limitativos da adoção do 4K, nomeadamente no que toca à capacidade de resposta das redes à procura dos consumidores, à existência de terminais compatíveis com esta resolução, e a disponibilidade de conteúdos filmados em 4K. A Ultra HD vai manter-se um nicho, apesar desta tecnologia ser um importante contributo», prevê Ian Maude, consultora da Enders Analysis, quando questionada pela BBC.
Relacionados
-
CNPD confirma Lista VIP e denucia acesso excessivo a dados dos contribuintes
A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) confirmou a existência de uma lista VIP. O relatório da CNPD denuncia ainda que existem empresas privadas a acederem de forma excessiva a dados dos contribuintes.
-
Co-fundador da SAP morre aos 74 anos
Klaus Tschira morreu ontem aos 74 anos. Tschira foi um dos responsáveis pela criação de uma das maiores empresas de software da Europa, a SAP.
-
Chongqing: megacidade chinesa com 30 milhões de habitantes
É a megacidade com o crescimento mais rápido de todo o mundo: Chongqing já tem mais de 30 milhões de habitantes, com um crescimento de mais quatro mil pessoas por semana.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários