exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Carros da Google aprendem a evitar vacas

Os veículos autónomos da Google, que andam sem ser preciso condutor, têm de conseguir evitar obstáculos, como vacas que andem pelas estradas.

  • 333

A Google publicou as suas conclusões sobre o que aconteceria se um dos seus carros autónomos se deparasse com uma vaca no meio da estrada. Após esse estudo, a empresa registou uma patente nos EUA para um sistema que pode ser ativado quando os carros se encontram parados atrás de um outro carro, de uma vaca ou de qualquer outro obstáculo.

De acordo com a Popular Science, a Google prevê ainda que possa ser necessária ajuda humana para ver na verdade o que está a bloquear a passagem. O sistema por si só consegue identificar quando o veículo está parado atrás de um objeto imobilizado e recorre a sensores e possivelmente a um temporizador para medir o tempo.

Se o temporizador detetar que o carro está parado há muito tempo, desencadeia um mecanismo para pedir ao algoritmo da Google para calcular um trajeto diferente. Numa fase inicial, o carro autónomo não vai conseguir distinguir se está atrás de uma vaca ou de um carro, mas detetará que está na presença de um grande objeto que está a impedir a passagem. 

  • 333