exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Airlander 10: maior veículo voador do mundo é quase uma realidade

Em Inglaterra estão a decorrer os trabalhos de desenvolvimento do Airlander 10, o maior veículo voador do mundo, depois de uma interrupção em 2012. 

  • 333

O projeto está a ser desenvolvido pela HAV, de Hybrid Air Vehicles, e conta com o patrocínio da União Europeia, do Governo britânico e até com o apoio de uma campanha de crowdfunding. O objetivo é desenvolver um veículo voador, como se fosse um zepellin, mas que seja o maior de sempre. Há algumas vantagens neste formato dirigível e, por isso, há sempre interessados em explorar esta vertente para carga, telecomunicações ou até fins militares.

O Airlander 10 estava a ser desenvolvido pela HAV em parceria com a Northrop Grumman e o objetivo é que já existissem três veículos destes a sobrevoar o Afeganistão para servir de plataforma de comunicações e vigilância. De acordo com notícia do ArsTechnica, o projeto não avançou porque as autoridades dos EUA cancelaram o investimento.

Por agora, o veículo com 82 metros de comprimento, 43,5 de largura e 26 de altura está a ser desenvolvido em Inglaterra. Está cheio de hélio, para evitar explosões, e a cobertura é assegurada por um material compósito com Kevlar, Mylar e Vectran. A propulsão é assegurada por quatro aparelhos alimentados com quatro motores V8 turbo. O Airlander 10 vai poder levar até 10 mil quilos de peso e voar a 140 km/h.

O primeiro voo de teste no Reino Unido deve realizar-se este ano, mas pode ver no vídeo mais abaixo o teste feito nos EUA, em 2013.