exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Em Lisboa, o download das redes móveis não supera os 5,2 Mbps

No Estádio do Benfica a velocidade de download é quase o dobro da registada no Estádio do Sporting: 7,4 Mbps para águias contra 4,0 Mbps de leões, revela a Metrifly.

  • 333

3G, 4G, download e upload. Os neologismos multiplicam-se, mas a questão que os utilizadores querem mesmo saber é: qual a largura de banda disponível? A Vodafone retomou a velha questão e, num teste-piloto que medições efetuadas a partir de veículos em circulação pela cidade, apurou que, em Lisboa, a velocidade média de download dos clientes dos três maiores operadores móveis não supera os 5,2 Mbps. A velocidade média de upload estimada durante o estudo foi fixada em 1,1 Mbps, revela um comunicado da Metrifly.

O estudo, que exigiu a recolha de amostras durante um mês, recorreu a uma plataforma de medição da qualidade de redes móveis da portuguesa Metrifly.

Entre os atrativos do teste levado a cabo pela Vodafone em parceria com Metrifly destaque para a reedição do maior derby nacional: uma medição no Estádio da Luz permitiu apurar que a velocidade média de download está fixada em 7,4 Mbps, enquanto a velocidade média de upload se fica pelos 1,2 Mbps; a meio da Segunda Circular, mais precisamente no Estádio Alvalade XXI, a velocidade de download não foi, em média, além dos 4,0 Mbps, ficando a média de upload nos 0,5 Mbps. Conclusão: Se fosse futebol, os benfiquistas estariam agora a festejar mais uma vitória sobre o arquirrival Sporting.

A Metrifly é uma startup portuguesa que tem vindo a trabalhar a entrada no segmento da medição da qualidade das redes móveis, através de um software que, consoante os propósitos de cada estudo, pode ser instalado em smartphones para conhecer o perfil de consumo e as condições reais da qualidade das redes móveis. 

A solução foi maturada durante o programa de empreendedorismo Lisbon Challenge e mereceu, nessa altura, destaque na Exame Informática (o vídeo que se encontra inserido nesta página foi produzido durante a realização do Lisbon Challenge, da Beta-i).