exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google Cardboard: a gigante aposta na realidade virtual

A Google anunciou o lançamento de um programa de certificação de apps chamado Works with Cardboard, para que o utilizador possa identificar rapidamente qual o software compatível com o seu headset de realidade virtual. 

  • 333

O objetivo deste programa de certificação é garantir que as apps da Play Store que têm conteúdos de realidade virtual e que são compatíveis com os vários headsets já disponíveis no mercado. A Google oferece aos programadores uma ferramenta para calibrar os headsets e as apps para que o utilizador tenha uma experiência memorável.

De acordo com o The Verge, o utilizador vai ter de apontar para o código QR inscrito no headset que diga Works with Google Cardboard e a partir daí a app é automaticamente ajustada para aquele hardware.

A Google colocou algumas sugestões de como devem ser criados os menus e interfaces e ainda recomendações sobre boas práticas destinadas a evitar que o utilizador sofra de enjoos.

As apps de realidade virtual na Google Play vão estar divididas entre Música, Vídeo, Jogos e Experiências. Para reforçar ainda mais a aposta da realidade virtual, a Google comprou duas empresas especializadas no tema, a Thrive Audio e a equipa que desenvolveu o Tilt Brush.