exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Noruega acaba com rádios FM em 2017

A Noruega vai tornar-se o primeiro país a terminar as emissões rádio em FM e a implementar a 100% o formato Digital Audio Broadcasting, DAB. 

  • 333

O Ministério da Cultura da Noruega confirmou oficialmente a decisão de se abandonar a rádio em FM em 2017. O governo concluiu que o país está pronto para a transição para um formato digital nessa altura e decretou que as emissões em FM vão mesmo terminar e todo o país será obrigado a adotar o DAB como formato de eleição.

«Os ouvintes vão ter acesso a conteúdos rádio mais diversos e plurais e conseguirão ouvir com melhor qualidade de som e mais funcionalidades», explicou o ministro da Cultura, Thorhild Widvey, citado pelo The Verge.

O sistema DAB oferece 22 canais, contra os cinco oferecidos pelo FM, e tem a possibilidade de incluir mais 20. O Ministério também concluiu que os custos de emissão em DAB são oito vezes inferiores aos custos que se tem com o FM.
A Noruega é assim o primeiro país a confirmar oficialmente o fim do FM e a implementação do DAB. Sabe-se que outros países europeus e asiáticos estão a testar uma transição semelhante, mas ainda ninguém anunciou datas.

 

  • 333