exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

IBM: 12 trimestres seguidos com as vendas a cair

A aposta no cloud computing tarda em compensar o abandono dos negócios que a IBM foi abandonando nos últimos tempos.

  • 333

Na IBM, o número 12 está a dar que pensar: as receitas do primeiro trimestre de 2015 caíram 12%; este foi o 12º trimestre seguido em que a "Big Blue" registou uma quebra nas receitas; e em 12 meses, as ações da companhia registaram uma desvalorização de 13%. 

A Reuters, que analisou os números trimestrais, identificou as razões desta quebra que já dura há três anos: nos últimos tempos, a IBM tem vindo abandonar negócios relacionados com caixas registadoras, servidores e semicondutores de baixa gama, entre outros. Em paralelo, a aposta nos serviços de cloud computing continua a demorar a produzir efeito. E por isso as vendas não param de se ressentir. Com a agravante de os câmbios nem sempre serem favoráveis ao dólar face ao euro e outras moedas.

A quebra das receitas poderia ter menos importância se os lucros não registassem tendência similar, ainda que mais ténue. Mas não tem sido assim: os lucros líquidos da companhia foram fixados nos 2,33 mil milhões de dólares no primeiro trimestre de 2015. Um ano antes, os lucros trimestrais da IBM ascenderam a 2,38 mil milhões de dólares.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"