exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Jovem morre depois de tomar comprimidos comprados na Net

Uma jovem britânica morreu depois de tomar comprimidos dietéticos encomendados na Internet. Polícia local diz que vai investigar venda e publicidade a medicamentos na Net.

  • 333

Eloise Aimee Parry, de 21 anos, morreu depois de ingerir oito comprimidos dietéticos comprados na Internet. A morte da jovem britânica, que ocorreu a 12 de abril, reacendeu o debate sobre a facilidade com que qualquer internauta consegue comprar medicamentos nocivos ou falsificados na Internet.

Os médicos suspeitam que Eloise, uma estudante universitária de Shrewsbury, Reino Unido, terá tomado comprimidos dietéticos com dinitrophenol (DNP), um químico industrial de grande toxicidade. Dois comprimidos com este químico teriam sido suficientes para matar um adulto. Com a toma de oito comprimidos o tratamento da jovem tornou-se quase impossível, uma vez que não há antídoto para o DNP, informa a BBC. 

A polícia britânica revelou-se apreensiva quanto à facilidade de compra de medicamentos nocivos para a saúde na Internet e já fez saber que pretende investigar a comercialização e a publicidade que veicula os alegados benefícios dos fármacos vendidos no “mercado negro” da Web. 

«As substâncias anunciadas em sites não oficiais podem pôr em risco a sua saúde, visto que podem ser extremamente nocivas, estarem fora do prazo de validade ou até falsos», alertou Jennifer Mattinson, inspetora chefe da polícia britânica.

  • 333