exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google lança operadora de telemóvel

A Google está a estrear-se no segmento das operadoras móveis. A gigante tecnológica criou o serviço Fi que alterna entre rede celular e Wi-Fi, mas por agora apenas para os Nexus 6, nos EUA e só por convite.

  • 333

A rede da Google assenta nos serviços de outras operadoras norte-americanas, como a Sprint ou a T-Mobile. A gigante pretende estrear uma nova tecnologia que alterna automaticamente entre rede móvel e o Wi-Fi, sempre que este esteja disponível. Esta troca pode ser realizada a qualquer momento, mesmo que o utilizador esteja a meio de uma chamada e seja detetada uma rede Wi-Fi por perto. O número de telefone do utilizador ficará registado nos servidores da Google e poderá ser usado para chamadas ou SMS a aprtir de um telefone, tablet ou portátil, noticia a Cnet.

A proposta da Google é uma mensalidade de 20 dólares para oferecer ao cliente voz, SMS, Wi-Fi tethering e cobertura internacional em mais de 120 países. Por mais 10 dólares, o utilizador tem à sua disposição 10 GB de tráfego mensal, com a vantagem de que a Google irá calcular o tráfego de dados que foi usado e devolver o valor correspondente ao que o utilizador não gastou. O resultado para o utilizador é uma maior poupança, no sentido em que só pagará o tráfego de dados que consumir.

Sundar Pichai, da Google, já tranquilizou as operadoras em relação à entrada em cena da empresa no segmento, dizendo em fevereiro que se trata apenas de uma pequena experiência. No entanto, e dado o peso que a gigante tem, a entrada da Google poderá agitar as águas no ramo das operadoras de telecomunicações. 

  • 333