exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Prémios Exame Informática: e os vencedores são...

Está na altura de revelar os premiados deste ano. Empresas e pessoas que se distinguiram nas áreas da Tecnologia e da Ciência. Temos de tudo um pouco: Desde um satélite de baixa altitude às apps que mostram o passado de Lisboa.

  • 333
Miguel Pina Martins, fundador da Science4You, foi a Personalidade do Ano para o júri presidido pelo Prof. José Tribolet, presidente do INESC

Miguel Pina Martins, fundador da Science4You, foi a Personalidade do Ano para o júri presidido pelo Prof. José Tribolet, presidente do INESC

A Exame Informática voltou a distinguir os que fazem a diferença na área das Tecnologias e da Ciência em Portugal numa cerimónia que se realizou no Edifício São Francisco de Sales, em Oeiras. São 11 as categorias que vão desde a Inovação à Melhor Marca Nacional. Todos os prémios são atribuídos pela redação da Exame Informática, exceto o prémio Personalidade que é definido por um júri independente. Vamos agora listar todos os vencedores com as menções honrosas incluídas.

  

Personalidade do ano: Miguel Pina Martins

O fundador da Science4You é um excelente exemplo do melhor empreendedorismo feito em Portugal tendo como pano de fundo o despertar dos mais novos para as Ciências.

 

Inovação

O Sky Orbiter vai rasgar os céus em breve. O satélite atmosférico de baixa altitude tem 25 metros de envergadura de asas e representa o esforço e a dedicação que Miguel Ângelo lhe dedicou durante uma década. É essa determinação e a capacidade de inovação que premiamos nesta categoria. As menções honrosas vão para outros dois projetos portugueses. O Otiteste, da Metablue é o primeiro detetor de otites do mundo e a Casas em Movimento é um conceito de casas que rodam à caça do Sol enquanto, no seu interior, todos os módulos também podem rodar para ajustar-se aos moradores.


Internet

Um dos maiores sites de luxo no mundo é português e a Agência para a Modernização da Admnistração desenvolveu a Chave Móvel que vai facilitar a autenticação de todos os cidadãos nos serviços do Estado. Estas são as menções honrosas, o nosso vencedor deste ano é a Vodafone Portugal. O operador fez um trabalho muito meritório na instalação de fibra ótica, mas o preço que está a praticar pelo serviço de TV contribui de forma determinante para democratizar o acesso a velocidades de Internet mais rápidas.

 

Software

A app para surfistas, Surfstoke, e a nova interface do Meo são as nossas escolhas para menção honrosa nesta categoria. O vencedor é a Rewind Cities que fez uma excelente app que permite passear pela Lisboa de hoje e de antigamente.

Imagem Digital

Afinal, quais os fabricantes que mais contribuiram para de dispositivos que emitem ou capturam imagens? A Sony e a Canon continuam fortes na fotografia, mas a Samsung consegue manter-se na liderança dos televisores e está a apostar muito, e bem, na fotografia. É o nosso vencedor.

 

Responsabilidade Ambiental

A Coopérnico é uma cooperativa que instala gratuitamente soluções baseadas em energias renováveis em locais como creches e lares e a UOU fez um veículo amigo do ambiente que parece ter vindo do futuro. A estas menções honrosas junta-se o vencedor, a Magnum Cap. A empresa de Aveiro que faz sistemas de carregamento elétrico e os exporta para todo o mundo.

 

Fabricante de computadores

O mercado de PCs continua a lutar, mas há empresas a inovar. HP e Asus merecem as nossas menções honrosas, mas é a Lenovo que mais surpreendeu este ano. Seja na qualidade dos equipamentos seja pela integração de novas tecnologias.

 

Marca Internacional

A espanhola Bq não manda "só" construir. Desenha e pensa no ecossistema. Principalmente, no educacional. A Microsoft está a fazer uma conversão quase total... e com sucesso. Mas a vitória foi para a Lenovo. Depois de ficar com parte da IBM, ficou com a Motorola. É número 1 nos PCs e tem um portefólio impressionante.

 

Marca Nacional

A Edigma continua a fazer painéis interativos que fazem furor um pouco por todo o mundo e a Tekever tem drones nas missões mais avançadas. Ambas candidatas fortes, mas a Science4You está a apostar na internacionalização com um negócio que é baseado na Ciência e Tecnologia.


Exame Informática Lab

Estes prémios são atribuídos às marcas que marcaram mais presença no laboratório da Exame Informática com produtos que nos impressionaram pela inovação e qualidade. As menções honrosas foram atribuídas à HP e a Samsung. Mas foi a Asus que levou o nosso Galo graças a mais um ano de muitos e bons produtos.

  • 333