exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

X-37B: o misterioso robô voador que ganhou um motor de iões

É um dos aviões a serem desenvolvidos em segredo nos EUA. Mas já se sabe que o X-37B vai receber um novo motor de iões. 

  • 333

O robô voador ou avião robótico X-37B já está na órbita terrestre há mais de 1400 dias e sabe-se agora que vai receber um novo motor e testá-lo em manobras no espaço. O novo motor vai ser composto por propulsores Hall, que foram desenvolvidos na União Soviética durante os anos 1960. Agora, este tipo de propulsão é usado em satélites e sondas espaciais, sendo aplicado também ao X-37B e assemelha-se ao motor de iões que seria usado por Darth Vader no seu caça Twin Ion Engine.

Os propulsores Hall devem o seu nome ao efeito de Hall, que descreve quando um campo elétrico é produzido de forma perpendicular a um campo magnético. Num motor, este campo elétrico acelera iões de gases nobres, como o xenon, fazendo com que um veículo se desloque, explica a Popular Science.

A divulgação destes testes foi feita pela própria Força Aérea dos EUA, que explica que pretende melhorar os propulsores Hall com um voo em órbita. Estes testes servirão também para que os militares consigam testar a condução de aviões não tripulados fora da atmosfera da Terra.