exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple e IBM vão distribuir 5 milhões de iPads a idosos japoneses

Apple e IBM vão participar num programa de apoio à terceira idade que prevê a distribuição de iPads no Japão.

  • 333

Ao longo dos próximos cinco anos, a Apple e a IBM vão distribuir cinco milhões de iPads por cinco milhões de idosos japoneses, a fim de criar uma rede de apoio e assistência à terceira idade. O projeto vai ser liderado no terreno pela Japan Post e pretende atuar como uma ferramenta tecnológica num serviço de apoio à terceira idade que dá pelo nome de Watch Over. O arranque da distribuição dos iPads deverá ter lugar na segunda metade de 2015.

Nos iPads que serão distribuídos pelo plano Watch Over, deverão estar instaladas aplicações adaptadas às necessidades dos utilizadores mais idosos. Comércio online, exercício, lembretes de medicação, informação sobre a comunidade são alguns dos exemplos de ferramentas que deverão constar nos tablets distribuídos.

Para a Apple e a IBM, que selaram uma parceria estratégica em julho, a distribuição de iPads é uma oportunidade para o reforço da presença no competitivo mercado japonês. À boleia de uma estratégia que combina tablets como serviços baseados na Web, as duas marcas norte-americanas têm vindo a ganhar contratos importantes nas telecomunicações e transportes. A participação no programa Watch Over abre as portas a um filão de negócio com grande potencial no mundo industrializado. Os números do Japão são reveladores: um quarto da população encontra-se na terceira idade. O que perfaz 33 milhões de pessoas, recorda a Cnet. Tim Cook, director executivo da Apple, prefere enaltecer a missão humanitária do projeto: «Vamos melhorar substancialmente as vidas de milhões de pessoas. Mais cedo ou mais tarde, todos os países deste mundo acabarão por se debater com esta questão».

  • 333