exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Alemanha ajudou NSA a espiar

A Procuradoria alemã está a investigar a colaboração da agência de segurança da Alemanha com a NSA para espiar os cidadãos, violando a sua privacidade.  

  • 333

A BND é a agência de segurança alemã e terá colaborado com a NSA, agência dos EUA, nos esquemas de vigilância sobre os cidadãos. A Procuradoria alemã recebeu instruções para investigar o assunto e verificar se os espiões daquele país terão quebrado alguma lei, no decurso destas vigilâncias. A colaboração entre as duas agências já foi tornada pública pelo Parlamento alemão.

A BND terá fornecido dados sensíveis à NSA, incluindo as gravações de conversas entre políticos alemães e franceses e de fornecedores de material militar como a Airbus, European Aeronautic Defense ou a Space Company.

Recorde-se que as relações entre os EUA e a Alemanha esfriaram quando as práticas da NSA foram tornadas públicas e se descobriu que os espiões americanos estavam a vigiar o telemóvel da chanceler Angela Merkl há dez anos.

Agora, as autoridades alemãs querem saber se a sua própria agência de segurança terá violado alguma lei e lançaram uma investigação preliminar sobre o assunto. 


  • 333