exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Samsung e Samsonite estão a criar malas de viagem inteligentes

Já imaginou ter uma app no telemóvel que diz onde está exatamente a sua bagagem e que envia um alerta quando ela é aberta? Ou uma mala que anda sozinha atrás do dono? Samsung e Samsonite estão a trabalhar num conjunto de funcionalidades que visam tornar as malas de viagem inteligentes.

  • 333

A Samsung e a Samsonite estão a criar uma geração de malas de viagem inteligentes que recorre à geolocalização para dizer ao utilizador exatamente onde está, revela o Daily Mail. Na prática, isto significa que a bagagem virá equipada com GPS e que informará o proprietário, através de uma app para smartphone, do momento exato em que é retirada do avião e colocada no tapete. Além disso, as malas também enviam alertas quando estão a ser abertas ou quando a pessoa se afasta demasiado.

O conceito de malas de viagem inteligentes não é necessariamente novo – por exemplo, a Bluesmart desenvolveu um produto semelhante e angariou mais de 2 milhões de dólares no Indiegogo e a Delsey criou uma mala que carrega telemóveis e pesa-se a si mesmo –, mas a Samsonite revela que quer fazer algo de inovador, não excluindo a hipótese de dotar a bagagem de um mecanismo de deslocação autónomo, que acompanha o utilizador para todo o lado (a tecnologia já existe, mas pesa cerca de 20 kg e ocupa demasiado espaço, pelo que é preciso otimizá-la).

Outra das funcionalidades em que as duas empresas estão a trabalhar é a capacidade das malas integrarem um chip que comunica diretamente com as companhias aéreas e transmite o peso e o destino, tornando dispensável o check-in. Ou seja, a pessoa apenas teria de deixar a mala num determinado sítio e todo o restante processo seria automático.

A data de lançamento destes produtos ainda não foi divulgada.

  • 333