exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Here Maps pode passar para as mãos da Audi, Mercedes Benz, BMW... e de um motor de pesquisa chinês

O Here Maps ainda está nas mãos da Nokia, mas pode passar para o controlo dos maiores fabricantes alemães de automóveis e da Baidu (empresa chinesa que tem o terceiro maior motor de pesquisa do mundo). O negócio pode valer dois mil milhões de euros.

  • 333

A notícia é avançada pelo The Wall Street Journal que escreve que a Audi, a Mercedes Benz, a BMW e a Baidu formaram um consórcio para comprar o negócio de mapas da Nokia. O negócio pode valer dois mil milhões de euros e deve estar, mais uma vez segundo a mesma fonte, concluído no espaço de duas semanas.

O objetivo do consórcio será o de garantir a base para um futuro sistema de condução autónoma que precisa, essencialmente, de um bom serviço de navegação. Uma fonte citada pelo jornal esclarece que: “A maior ameaça para a indústria automóvel seria se a Google desenvolvesse um sistema operativo para os carros autónomos e o disponibilizasse gratuitamente a todo o mercado”.

Será, então, por esta razão que os fabricantes alemães se associaram à empresa que tem o terceiro maior motor de pesquisa do mundo e vão oferecer uma proposta para comprar o Here Maps à Nokia.

A empresa finlandesa já não faz smartphones e aposta forte na sua área de telecomunicações o que justifica a recente oferta de compra da Alcatel-Lucent.