exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Por um dia, Beja é a capital da cibersegurança

A Academia Militar e o Politécnico de Beja assinam hoje um protocolo de cooperação para as áreas da cibersegurança e da ciberdefesa. O SimSic 2015 tem como principal tema a segurança na cloud e no big data.

  • 333

O Simpósio de Segurança Informática de 2015 (SimSic, http://ubinet.ipbeja.pt/simsic2015/) decorre hoje no Instituto Politécnico de Beja. A edição deste ano tem como tema “Todos os Dados”. «Este ano, o SimSic gira em torno da segurança do big data e do cloud computing. A segurança do big data é um grande desafio. Através do big data (dados recolhidos em diferentes fontes e repositórios que depois são cruzados) podemos conhecer ao detalhe os perfis das pessoas. O que pode ter efeito em coisas tão simples como na escolha de um candidato a um emprego», explica Rui Silva, coordenador do laboratório de segurança informática UbiNet e um dos responsáveis pela organização do simpósio.

O SimSic 2015 reparte-se em sessões dedicadas às tecnologias e ao direito. Além de representantes do mundo académico, o simpósio deverá ainda contar com profissionais da área da cibersegurança. Durante o evento vai ser assinado um protocolo de cooperação de cibersegurança e ciberdefesa entre a Academia Militar e o Politécnico do de Beja, que poderá alargar o raio de ação do laboratório de cibersegurança UbiNet.

  • 333