exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google financia investigação da Universidade de Coimbra

Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra criou um modelo informático para reconstrução 3D de ambientes urbanos e conseguiu garantir um investimento da Google. 

  • 333

A investigação em causa permite, por exemplo, enriquecer a experiência de utilização em serviços como o Street View da Google, uma vez que oferece uma reconstrução tridimensional detalhada de cada cidade, em vez de ficar limitada ao ponto de vista do veículo que capta as imagens.

Em comunicado de imprensa, os investigadores Carolina Raposo, João Barreto e Gabriel Falcão explicam que a novidade do algoritmo que criaram é que este tem por base a a utilização de planos, não só para descrever a cena, mas também para calcular os movimento da câmara. Os modelos em 3D são gerados automaticamente e armazenados de forma muito compacta (ao contrário dos métodos existentes que trabalham com nuvens de pontos), permitindo a sua rápida transmissão.

O sistema desenvolvido pelos investigadores portugueses interessa à Google, que aceitou financiar a investigação levada a cabo pelo Instituto de Sistemas de Robótica e Instituto das Telecomunicações do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da UC.

Este projeto usa arquiteturas de processamento paralelo para acelerar o tempo de computação, gerando automaticamente os mapas em 3D e armazenando a informação no servidor.

Veja um vídeo com a demonstração do que pode ser feito.