exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google regista patente para bonecos que ouvem comandos de voz e detetam movimentos

Estes brinquedos inteligentes terão uma ligação à Internet, microfone e câmara, o que permitirá ouvir comandos de voz e detetar movimentos das crianças. Além disso, também poderão servir para dar instruções a outros dispositivos ligados em rede.

  • 333

Paulo Matos

A divisão X da Google registou uma patente para brinquedos inteligentes que interagem com crianças, avança o Engadget. O pedido inicial da patente avançou em 2012, mas só agora foi concedida pelas autoridades norte-americanas.

Na prática, isto significa que os brinquedos terão uma ligação à Internet e poderão ser configurados de forma a responder a movimentos das crianças que serão detetados pela câmara do produto ou a comandos de voz que serão captados pelo microfone.

De acordo com os dados presentes no pedido de registo de patente, os bonecos terão a capacidade de exprimir curiosidade, inclinando a cabeça, franzindo a sobrancelha e coçando a cabeça com o braço como forma de resposta aos comandos das crianças.

Ao terem a capacidade de comunicar com os servidores da Google, estes brinquedos inteligentes também terão a possibilidade de dar instruções a outros dispositivos ligados em rede.

Contudo, isto não significa que os brinquedos cheguem a ver a luz do dia, uma vez que se trata apenas do registo de uma patente. Além disso, o pedido inicial já tem três anos e daí para cá os receios com a violação da privacidade aumentaram de uma forma significativa e, segundo o Tech Radar, a Google deverá ser sensível a estes argumentos.

  • 333