exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Sabe o que são cartões de crédito inteligentes?

O futuro passa por um único cartão que substitui todos os cartões de débito e crédito que tem na carteira. Há startups que estão a apostar na criação de cartões inteligentes. 

  • 333

As vantagens destes cartões é que oferecem conveniência e segurança. O cartão inteligente tem o mesmo formato habitual de um Multibanco, com uma banda magnética. A diferença é que permite uma ligação Bluetooth e que replica o funcionamento dos outros cartões, sejam cartões de fidelização de marcas, de acumulação de milhas ou mesmo cartões de crédito ou débito.

A Cnet refere que há pelo menos quatro startups a operar neste segmento e a aceitar pré-reservas, embora ainda não tenham datas previstas para entrega dos primeiros cartões. A Coin, a Swyp, a Stratos e a Plastic têm  abordagens semelhantes e não acreditam que o futuro passe por cartões de pagamento sem contacto, nem por soluções de pagamento mobile.

O utilizador recebe também um leitor de bandas magnéticas que deve usar para carregar os dados dos cartões antigos. Há depois um módulo de Bluetooth que permite comunicar com o cartão inteligente e “dizer” qual o cartão que pretendemos usar. A banda magnética é reprogramada rapidamente e o utilizador consegue passar o cartão inteligente, como se fosse o original.

Algumas destas startups oferecem a possibilidade de criação de tokens, de forma a mascarar os dados da conta real. Os cartões inteligentes vão poder ser usados também nas caixas ATM atuais. Os mecanismos de segurança por agora passam por verificar a identificação do utilizador, de forma a que só este possa adicionar novas contas ao cartão e pedir um código PIN de quatro dígitos se a ligação com o smartphone for quebrada.

Ainda não há quaisquer previsões sobre as datas de chegada destes cartões ao mercado e, das quatro startups mencionadas, apenas uma tem unidades para testes.