exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google mostra detalhes sobre Android M e Cardboard VR

A Google aproveitou o primeiro dia da conferência I/O para apresentar detalhes sobre o novo sistema operativo móvel, Android M, e sobre o novo kit Cardboard VR.

  • 333

A novo sistema operativo móvel Android M vai ter um maior controlo sobre as definições de privacidade, com as apps a serem obrigadas a pedir autorização para acederem a dados como a localização, contactos, calendário, câmara, microfone ou outros sensores na primeira vez que o tentarem fazer, em vez de pedirem logo na instalação. A funcionalidade Doze vai permitir poupanças de bateria, uma vez que suspende uma app se detetar que esta não está a ser usada, com exceção para as Notificações e Alarmes. Nos testes da Google, o Nexus 9 teve duas vezes mais autonomia com esta funcionalidade ativada.

A outra novidade apresentada foi o serviço Google Photos, que automaticamente organiza as imagens e vídeos que o utilizador guarde nos servidores da empresa. A app consegue sugerir bandas sonoras e criar links para outros streams de imagens. Por fim, este serviço promete armazenamento ilimitado de fotos com até 16 megapixéis e vídeos até 1080p, sem quaisquer custos, noticia a BBC.

O equipamento de realidade virtual low cost da Google, o Cardboard, vai ter uma nova versão. O capacete de realidade virtual feito com cartão e que é alimentado pelo smartphone do utilizador vai ser mais fácil de montar e vai suportar ecrãs com até seis polegadas de diagonal.

Também durante o evento, a Google afirmou que iria melhorar o software de reconhecimento de voz, que os Google Maps iriam ter a possibilidade de se navegar em turn-by-turn em offline, com a possibilidade de se fazer download do percurso antes.

Por fim, Sundar Pichai referiu o Brillo, o sistema operativo para a Internet das Coisas, baseado em Android. Este sistema vai ajudar os fabricantes a ligarem dispositivos como maçanetas de portas, termostatos e frigoríficos.