exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

DECO quer fim do roaming na Europa

A Associação de Defesa dos Consumidores juntou-se a várias outras entidades para promover uma petição que visa pedir o fim do roaming na Europa até ao final deste ano. 

  • 333

A campanha Zero Roaming é apoiada pela DECO, pela OCU (Organização de Consumidores e Usuários de Espanha), pelo Eixo Atlântico, pela RIET (Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças) e pela Organização Europeia de Consumidores.

Estas entidades vão lançar uma petição online para recolher assinaturas para depois apresentar ao Parlamento Europeu e demonstrar que os cidadãos estão mobilizados contra o «injustificado sobrecusto, atentatório do Mercado único Europeu, que afeta os direitos dos cidadãos e constitui a última fronteira da Europa», informa a DECO em comunicado de imprensa.

A organização de defesa dos consumidores recorda que a Comissão Europeia já propôs a eliminação do roaming e o Parlamento ratificou-a, mas a pressão de alguns governos que privilegiaram a posição das operadoras em detrimento das dos cidadãos, fez com que o roaming se mantivesse em vigor.

Estas entidades estão a promover a recolha de assinaturas através de uma plataforma plataforma online e pretendem que o Parlamento Europeu decida o fim do roaming europeu antes do final deste ano.