exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

AWS quer quinta de painéis solares capaz de produzir 80 MW

O objetivo é alimentar os centros de dados a leste dos EUA integralmente com energias renováveis. Para isso, a AWS quer construir uma quinta de painéis solares capazes de produzir 80 MW. 

  • 333

A Amazon Web Services (AWS) quer que a Amazon Solar Farm US East esteja pronta até outubro de 2016 e que nessa altura consiga gerar 170 mil megawatts capazes de alimentar os centros de dados do leste e do centro dos EUA. Já se sabe que o objetivo da AWS é conseguir que toda a energia que usa seja renovável.

A empresa anunciou que tem três centros a operar livres de carbono e já tinha publicitado a intenção de construir um centro capaz de produzir 500 mil MW em janeiro de 2016.

Apesar de todos estes anúncios, a Amazon é criticada por organizações ambientais, como a Greenpeace, por ser pouco transparente no que diz respeito ao consumo de energia e à forma de onde vem a energia renovável que usa.

A AWS quer que no final de 2016, 40% da sua infraestrutura possa ser alimentada com energia renovável, um aumento face aos 25% registados atualmente. Jeff Barr, o responsável pela AWS, escreveu que «em média, os clientes AWS usam 77% menos servidores, 84% menos energia e usam uma mistura de fontes de alimentação 28% mais limpas, o que equivale a uma redução total nas emissões de carbono de 88% usando a AWS Cloud em vez dos seus próprios centros de dados».