exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

SpaceX abre concurso para desenho de carruagens do Hyperloop

Estudantes e equipas de engenharia deverão construir um protótipo que poderão depois testar numa pista de 1,6 quilómetros presente nas instalações da SpaceX.

  • 333

Paulo Matos

Elon Musk continua a trabalhar para fazer do Hyperloop – um transporte que conseguirá atingir velocidades de 1200 km/h – uma realidade e o mais recente passo dessa caminhada é a abertura de um concurso para o desenho dos pods (o equivalente às carruagens do comboio).

De acordo com o Engadget, o concurso é dirigido a estudantes e a equipas de engenharia independentes, sendo que o desafio passa por construir o protótipo de um pod em tamanho real que seja capaz de ser usado neste sistema de transporte de alta velocidade. As equipas poderão testar os protótipos na pista de 1,6 km que está disponível nas instalações da SpaceX em Hawthorne, na Califórnia, em junho do próximo ano.

A SpaceX vai organizar um fim de semana dedicado ao design na universidade do Texas em janeiro para as equipas interessadas no concurso poderem interagir com os responsáveis da empresa e esclarecem eventuais dúvidas antes de avançarem para a construção do protótipo.

Refira-se que as equipas que não planeiem avançar para a construção do protótipo podem na mesma submeter designs para o pod ou para sistemas individuais (travões ou aerodinâmica, por exemplo). Os interessados poderão inscrever-se aqui até 15 de setembro.

  • 333