exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Amazon quer que qualquer pessoa possa entregar encomendas

O serviço ‘On My Way’ quer que qualquer pessoa possa entregar encomendas da Amazon, bastando recorrer a uma app para saber onde estão os pacotes e onde os deixar.

  • 333

Paulo Matos

Com o objetivo de entregar encomendas mais rapidamente, a Amazon está a estudar a possibilidade de avançar com um programa através do qual qualquer pessoa pode fazer entregas. De acordo com o The Wall Street Journal, o serviço, que tem o nome de código ‘On My Way’, pretende recrutar retalhistas de áreas urbanas para armazenar encomendas, sendo que depois qualquer pessoa que queira entregar os pacotes pode usar uma app para saber onde podem apanhar e deixar as encomendas.

O programa está apenas em estudo e ainda não se sabe se entrará em vigor, pois os responsáveis da Amazon estão conscientes que será necessário ultrapassar diversos obstáculos. Um deles é a questão da responsabilização no caso de as encomendas desaparecerem ou ficarem danificadas. Outro deles é o pagamento às pessoas interessadas, já que o valor teria de ser apelativo para incentivar os interessados e, ao mesmo tempo, não ser elevado para a Amazon conseguir manter uma estrutura de custos reduzida.

O Business Insider recorda que a Amazon chegou a testar no ano passado a utilização dos serviços da Uber para entregar encomendas por 5 dólares em São Francisco, mas a experiência durou pouco tempo. Refira-se que, atualmente, a Amazon recorre a estafetas com bicicletas em Nova Iorque para entregar os pacotes dos utilizadores do serviço Prime Now, que garante que as compras chegam ao destinatário em menos de uma hora.

  • 333