exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

BMW quer carregamento de carros elétricos em cada poste de iluminação

A fabricante alemã acredita que os carros elétricos serão mais populares se o condutor tiver vários postos de carregamento à sua disposição. A solução passa por uma estação destas em cada poste de eletricidade.

  • 333

A BMW quer que todos os postes de eletricidade sejam atualizados para serem mais eficientes e passarem a ter a possibilidade de carregamento de veículos elétricos. Uma vez que os “lampiões” já estão conectados à rede elétrica pública, será uma questão de se ajustar a estrutura e os equipamentos para poder tirar máximo proveito desta. 

A ideia não é nova, mas agora está a ser testada em Oxford, Inglaterra. O objetivo é equipar os postes em torno de parques de estacionamento e não os que estão à beira das autoestradas, por questões de segurança rodoviária.

A proposta da BMW, Light & Charge passa por colocar LEDs controlados de forma inteligente nos postes e equipá-los com um posto de carregamento com um sistema de pagamento por cartão de crédito, o que dispensa a presença de um funcionário para o abastecimento. Apesar do custo elevado de instalação, esta ideia pode tornar-se uma verdadeira fonte de receita pública.

  • 333