exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

E o vencedor do hackaton do IoT Week 2015 é…

Um guarda-sol que aumenta o tamanho da sombra e um adesivo que monitoriza o sono de bebés. São duas boas ideias, mas não ganharam hackaton do IoT Week 2015.

  • 333

António Gonçalves e Abbas Ahmad não tinham uma equipa – e por isso acabaram por se juntar para participar no hackaton da Internet das Coisas organizado durante a IoT Week 2015, que se realizou em Lisboa. No final, a equipa improvável saiu com a maior das honrarias daquele mini concurso tecnológico que decorreu em dois dias: o prémio atribuído à equipa que desenvolveu a melhor solução tecnológica do hackaton.

A solução vencedora tem por unidade principal uma placa computacional Raspberry Pi. Esta placa conecta-se a sensores de luz, humidade, temperatura, de presença e iluminação e consegue reportar para um repositório alojado na cloud os dados que vão sendo captados pelos diferentes sensores. 

António Gonçalves, investigador do instituto Uninova, explica que o objetivo principal da equipa passou pelo desenvolvimento de um sistema de gestão de eventos, que pudesse suportar a uma solução que automaticamente desliga ou liga eletrodomésticos, consoante as mudanças que vai verificando dentro de casa. O desenvolvimento de uma tecnologia capaz de interatuar automaticamente com os diferentes dispositivos «seria o passo mais lógico, mas era impossível fazê-lo em apenas dois dias», refere o investigador.

António Gonçalves não dá o projeto por terminado – mas lembra que a Abbas Ahmad é francês e já regressou para a terra natal. O que reduz substancialmente as probabilidades de continuação deste projeto que foi premiado com 1000 euros e a participação no IoT Senzations 2015 Summer School.

O hackaton da IoT Week de 2015 contou com oito equipas de investigadores. Além do projeto vencedor, destaque para o projeto que previa o desenvolvimento de um chapéu de sol que se orienta automaticamente consoante a posição do sol, uma luz de presença com um adesivo que monitoriza o sol e ainda um sistema de comunicação entre diferentes dispositivos e cloud. Todas equipas tiveram de desenvolver protótipos integrando produtos e tecnologias que constavam numa mistery box, que foi apresentada no concurso. 

  • 333