exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

IDC: estes 10 projetos de informática são mesmo portugueses e bons

São 10 projetos de empresas privadas e entidades públicas. Todos eles tentam refletir as mais recentes tendências tecnológicas. Os vencedores do prémio IDC CIO Awards são…

  • 333

A IDC deu a conhecer os 10 vencedores da quinta edição do prémio IDC CIO Awards. Os vencedores foram escolhidos entre 200 projetos que se apresentaram a concurso e 71 que foram nomeados para a escolha dos vencedores numa segunda fase. No total, os 10 projetos de informática implicaram um investimento superior a 20 milhões de euros.

Eis os 10 vencedores (a ordem em que são apresentados não reflete qualquer hierarquia ou grau de competência): Banco Santander Totta, com um projeto de transformação do processo tradicional de venda de contas de depósito à ordem; Direção-Geral do Orçamento, com um projeto de business intelligence orçamental; a eSPap - Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, com um projeto de serviços partilhados de Project Management Office; a Fidelidade Companhia de Seguros, com uma plataforma de suporte ao negócio e aos processos de trabalho da linha de negócio de peritagens automóveis; a Galp Energia, com um sistema de gestão de ativos na Distribuição de Gás Natural; o Grupo EFACEC com um Portal de Management Office; o Instituto de Informática, com o projeto Signal – que permite detetar padrões em grande volumes de dados; Instituto Português de Oncologia do Porto, com um projeto de analítica de negocio; a Junta de Freguesia da Estrela, com um sistema de gestão territorial; e ainda a Via Directa, com o Projeto OK! Drive You. 

A IDC recorda ainda que a escolha do júri teve em conta a inovação, a otimização de processos de negócio, o desenvolvimento de novos produtos e de áreas de negócio, o aumento da produtividade, a captação e retenção de clientes e a melhoria dos processos de decisão. 

O júri dos IDC CIO Awards atribuiu ainda menções honrosas ao ActivoBank, à Agência para a Modernização Administrativa, à Autoridade Tributária e Aduaneira, ao Centro Hospitalar Cova da Beira; e à Lusitânia Seguros. 

  • 333