exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Administração Pública vai passar a usar carros elétricos

O projeto Repute vai começar a testar o uso de carros elétricos na Administração Pública. Os municípios da região Oeste deverão começar iniciar os ensaios com 12 veículos.

  • 333

Hugo Séneca

Em julho, o Governo deverá dar início ao programa de substituição de carros movidos a combustíveis fósseis por carros elétricos. A promessa foi feita Artur Trindade, secretário de Estado da Energia, que fez saber que o executivo está a ultimar o programa de substituição de veículos usados pelo Estado. 

A adoção de veículos elétricos está a ser preparada no âmbito do projeto internacional Repute (Empresa de Transportes Públicos Renováveis), que prevê a realização de testes em algumas das regiões do País. 

A região Oeste deverá integrar os primeiros testes com a aquisição de 12 carros elétricos para 12 municípios (um por cada concelho, portanto). 

Em declarações reproduzidas pelo Jornal de Notícias, Artur Trindade recordou os benefícios que a redução de  custos prevista pela substituição de combustíveis fósseis por eletricidade pode ter para o erário público: «Estamos a falar de um veículo que consome um ou dois euros por cem quilómetros comparado com um veículo tradicional que consome muito mais», explicou o governante.

  • 333