exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

AMD está a pensar em dividir-se em duas empresas

A gigante de fabrico de chips contratou uma consultora para auxiliar no processo de cisão em duas empresas ou fazer um spinoff de parte do negócio para conseguir rivalizar com a Intel.

  • 333

Os resultados financeiros da AMD estão a deixar algo a desejar aos acionistas e a solução da empresa pode passar por uma divisão em duas companhias distintas ou mesmo pela alienação de parte do negócio, explica a Reuters.

A CEO Lisa Su não descarta nenhuma possibilidade neste momento e já recorreu aos serviços de uma consultora para traçar os diferentes cenários possíveis, seja uma divisão ou um spin-off. Uma das possibilidades é a separação do negócio de gráficos e licenciamento da unidade de venda de servidores.

Oficialmente, a AMD desmente este tipo de projetos e explica que está focada em manter a aposta na estratégia de longo prazo que divulgou em maio, durante uma reunião com analistas.

Sabe-se que a AMD vai dispensar 7% dos trabalhadores e que está a focar-se nos servidores de baixo consumo e nas consolas de jogos, por agora. O desenvolvimento de novas soluções custa dinheiro em investigação, algo que está a faltar nos cofres da empresa, num momento de grandes perdas financeiras. 

  • 333