exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Pacífico vai ser atravessado por novo cabo submarino de 15 mil quilómetros

A NEC e um consórcio global vão construir e gerir um sistema de cabos submarinos para assegurar telecomunicações mais rápidas entre o Sudeste asiático e os EUA.

  • 333

UIS

O investimento no sistema SEA-US ronda os 250 milhões de dólares e os trabalhos só devem ficar concluídos no final deste ano. Os cabos vão ser passados ao longo de um percurso de 15 mil quilómetros, que liga diretamente a Indonésia aos EUA e foi desenhado para contornar determinadas áreas mais propensas a terramotos, na Ásia oriental.

O sistema de cabos vai ser preparado pela NEC e vai oferecer inicialmente 20 terabits por segundo, com a mais recente tecnologia de 100 Gigabit por segundo. Esta capacidade vai oferecer um desempenho nas telecomunicações inigualável.

O consórcio global envolvido neste projeto inclui empresas da Indonésia, do Havai e outras como a Globe Telecom, RAM Telecom International ou a Telkom USA, por exemplo. O objetivo é que outros países, como Singapura, Malásia, Brunei e Austrália possam também tirar partido desta nova estrutura.

Na Indonésia, o uso frequente da banda larga acontece essencialmente no ambiente empresarial, com videoconferências. Em ambientes domésticos, o streaming de vídeos e TV é cada vez mais uma atividade comum.

  • 333