exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Kill switch: sistema antirroubo de telemóveis obrigatório na Califórnia

Entrou hoje em vigor na Califórnia a legislação que obriga os revendedores a venderem telemóveis com sistemas que permitem bloquear remotamente telemóveis roubados.

  • 333

Hugo Séneca

Manuel-F-O

A partir de hoje todos os telemóveis à venda nas lojas do Estado da Califórnia terão de ter instalado – e ativado – um sistema que permite bloquear o acesso ao telemóvel remotamente. A lei estadual pretende tornar assim pouco apetecível o roubo de telemóveis. A mesma legislação prevê aplicar coimas de 500 a 2500 dólares a cada terminal novo que esteja à venda sem cumprir os requisitos da nova regulação que é conhecida na gíria por kill switch.

A Califórnia é o segundo estado dos EUA que aplica a kill switch. A Cnet recorda que também o estado do Minnesota já aplicou legislação similar, mas com uma diferença: enquanto na Califórnia o software de bloqueio remoto terá de estar ativado “por defeito”, no caso do estado do norte dos EUA o software está instalado, mas terá de ser o utilizador a ativá-lo no telemóvel que acaba de comprar.  

O software de bloqueio remoto tem vindo a captar utilizadores ao ritmo da expansão para o cloud computing: nos dispositivos que correm Android e iOS já é possível recorrer à Net para bloquear e/ou localizar dispositivos extraviados.

Os resultados não se fizeram esperar – mesmo antes de o software se tornar obrigatório no Minnesota e na Califórnia. Em 2013, Consumer Reports dava conta de que 3,1 milhões de americanos se queixaram do roubo do telemóvel, mas em 2014, esse número registou uma quebra de cerca de terço, com uma estimativa que aponta para 2,1 milhões de terminais extraviados.

  • 333