exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Mercado de PCs: a pior queda dos últimos dois anos

Que o segmento dos PC está em quebra, já não é novidade para ninguém, mas a Gartner estima que o segundo trimestre registou a pior descida dos últimos dois anos. 

  • 333

O estudo da Gartner mostra que foram vendidos 68,4 milhões de computadores no segundo trimestre de 2015, o que representa uma queda de 9,5% face ao registado em 2014. A tendência para o futuro é de descida, mas espera-se que seja apenas de 4,4% no total do ano 2015, noticia a ZDNet.

Os analistas estimam que existam três causas para esta quebra: a subida do valor do dólar, a falta de inovações da Microsoft, o maior player do mercado para incentivar à compra de novos computadores e o lançamento do Windows 10 estar marcado para o terceiro trimestre.

Mikako Kitagawa, analista da Gartner, diz que houve uma tentativa de os comerciantes esgotarem stocks agora, antes da chegada do Windows 10. Em termos de fabricantes, Lenovo e HP são as marcas mais dominantes, mas também estas começaram a registar quebras nas vendas. A Lenovo, pela primeira vez desde 2013, está a ser afetada por problemas nas regiões de EMEA, América Latina e Japão.