exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Mercedes vai proteger ouvidos em caso de colisão

A Mercedes Benz anunciou que os novos Class E vão ter várias funcionalidades tecnológicas avançadas, incluindo a produção de um ruído estático muito alto para proteger os ouvidos dos ocupantes em caso de colisão.

  • 333

Mercedes-Benz

Os novos Class E vão ter várias funcionalidades avançadas como um modo de condução praticamente autónomo, onde o veículo mantém uma velocidade estável e faz pequenos ajustes na direção, auxílio a evitar obstáculos e a possibilidade de ser ligado através de um smartphone Android ou o a comunicação com outros Mercedes Benz nas imediações. Uma das funcionalidades mais interessantes, no entanto, é a possibilidade de se produzir um ruído estático alto que ativa um comportamento humano inato de proteção aos ouvidos.

O corpo humano tem um truque especial para se proteger os ouvidos em caso de um ruído muito elevado. Quando a pessoa ouve um som muito alto, há um reflexo acústico no ouvido interno que bloqueia o som e protege o sistema auditivo. A ideia da Mercedes é que, em caso de colisão iminente, seja ativado o Pre-Safe Sound. Este som é emitido pelo sistema de som a bordo, em estéreo e a 85 decibéis. Este volume é suficiente para desencadear o mecanismo interno do ouvido e proteger assim o condutor e os ocupantes do ruído previsivelmente muito mais alto que surja na sequência da colisão.

Kim Cavitt, da Academy of Doctors of Audiology, confirma que esta funcionalidade pode ajudar, mas explica que precisava de consultar melhor a pesquisa realizada para se perceber quão útil poderá ser. Sabe-se que os casos de perda auditiva relacionados com a ativação do airbag, que ronda os 150 e os 170 db, são bastante raros, portanto resta perceber se este mecanismo poderá ser útil na maioria das situações.