exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Samsung quer medir gordura corporal dos utilizadores

A Samsung registou uma patente sobre um sensor e sistema que se aplica nos smartphones e que permite aferir a quantidade de gordura é que os utilizadores têm no corpo.

  • 333

É mais um avanço na ligação entre saúde e tecnologia de consumo. A Samsung registou uma patente de um sistema que permite medir a gordura corporal do utilizador. O telefone fica equipado com quatro sensores, que podem ser integrados no chassis ou adicionados com uma capa. Ainda não se conhecem detalhes sobre como é que os sensores nas capas vão conectar-se ao sistema, noticia o Geek.com.

O sistema de medição funciona de forma semelhante aos monitores de fitness, ou seja, passa uma corrente elétrica pelo corpo para se medir a impedância. Este método é relativamente preciso para medir a gordura corporal, embora o exercício físico recente, desidratação ou outras circunstâncias extremas possam distorcer um pouco os resultados.

O desafio agora para os engenheiros é encontrarem uma forma de integrar os sensores de forma dissimulada no telefone, para que qualquer utilizador possa tirar partido da funcionalidade, sem se sentir constrangido.

Ainda não passou do registo da patente, pelo que não se sabe se a Samsung chegará a comercializar um telefone que meça a gordura corporal de cada utilizador.