exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

CEO da Microsoft explica estratégia para Windows Phone

Satya Nadella, o homem forte da Microsoft, explica que a empresa está dedicada a apostar ainda no desenvolvimento do Windows Phone, apesar dos despedimentos na ex-Nokia.

  • 333

A Microsoft vai ter novos Lumia para um segmento premium, dispositivos icónicos para os fãs do Windows e também aparelhos de baixo custo, tudo isto ainda este ano. A promessa é de Satya Nadella, durante uma entrevista à ZDNet, onde reafirmou o compromisso da empresa em desenvolver um sistema operativo móvel alternativo ao Android e ao iOS.

«[Os despedimentos na Nokia] não refletem uma mudança na nossa visão e estratégia, mas são uma forma de mudarmos a nossa abordagem operacioal», respondeu Nadella. Ainda não se sabe quem irá fabricar estes dispositivos novos, mas o CEO da Microsoft confirmou que a empresa está preparada para lidar com muitos OEMs e que também pode atuar caso não tenha nenhum OEM. «Se não aparecer nenhum fabricante para produzir os aparelhos Windows, vamos fazê-los nós mesmos», rematou Nadella.

O executivo da Microsoft espera ainda que as apps universais a incluir no Windows 10 ajudem ao crescimento dos Windows Phone. O objetivo é reunir mais de mil milhões de dispositivos com uma forma idêntica de funcionamento. «Podemos começar a viagem no Start Menu. A app pode depois ir para o telefone. Pode ir para o HoloLens. Pode ir para a Xbox. Veja-se o caso da Airbnb. Pode ser mais atrativo, dados os nossos 3% do segmento dos telefones, para estas empresas desenharem apps para o desktop e para a Xbox», explicou Nadella.

O responsável assegura ainda que a Microsoft aprendeu com os erros do passado e já não considera que o PC é o hub para tudo o que possa vir aí. A solução passa por oferecer um sistema integrado e que proporcione uma experiência semelhante, em qualquer ecrã.