exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

E-SIM: o novo cartão que permite trocar de operador de forma instantânea

O tradicional cartão SIM pode ter os dias contados. Apple e Samsung estão entre as empresas que estão a trabalhar numa alternativa que vai permitir que se troque de operador instantaneamente.

  • 333

Paulo Matos

Apple e Samsung são os rostos mais populares de uma iniciativa que engloba outros intervenientes da indústria de telecomunicações e que pretende acabar com os tradicionais cartões SIM. De acordo com o Financial Times, as empresas estão a trabalhar com a GSMA – a associação que gere o sistema telefónico GSM utilizado pela maioria dos operadores mundiais – para se implementar um cartão E-SIM.

Isto é, enquanto o tradicional cartão SIM está associado a redes específicas, o E-SIM vai permitir que se troque de operador de forma instantânea. Além disso, o cartão passará a estar embebido no telemóvel e deixará de estar acessível ao utilizador.

Contudo, não é expectável que o E-SIM suplante rapidamente o SIM, já que o cartão tradicional se encontra muito disseminado, mas empresas como AT&T, Deutsche Telekom, Orange, Telefónica e Vodafone parecem prontas para apoiar a iniciativa.