exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Toyota recolhe 650 mil híbridos por problemas de software

A Toyota está a pedir a recolha de 650 mil Prius em todo o mundo. Há um problema de software que pode fazer com que o motor se desligue em andamento.

  • 333

A Toyota explica que «nos veículos afetados, as definições de software atuais para o controlador do motor/gerador e para o controlador híbrido podem resultar num stress termal elevado em certos transístores, causando danos (...) se isto acontecer, acendem-se várias luzes avisadoras no painel (...) Em circunstâncias raras, o sistema híbrido pode mesmo desligar-se com o veículo em movimento.».

A empresa quer recolher 109 mil carros nos EUA, 340 mil no Japão e 160 mil na Europa. A falha está presente nos modelos Prius vendidos entre 2012 e 2014 e a fabricante já começou a enviar as comunicações aos condutores.

Em duas semanas apenas, a Toyota é a terceira fabricante automóvel a pedir a recolha de milhares de veículos devido a problemas de software. A Land Rover identificou uma falha em 65 mil Range Rovers que destrancavam as portas espontaneamente e a Ford está a recolher 433 mil Focus, C-Max e Escape de 2015 que não se desligam, mesmo que se tire a chave.